terça-feira, 31 de maio de 2011

Trufa de Baileys

Amo o licor Baileys, assim como sou fã incondicional de outros ícones irlandeses. Até onde sei, é produzido com a nata de leite de vaquinhas irlandesas desestressadas, felizes e que vivem em fazendas bucólicas. Também leva o legítimo Irish Whiskey (que tem regras definidas de produção) e chocolate. Há quem diga que leva também uma mistura secreta de ervas e condimentos, mas tenho minhas dúvidas. Tem também o impagável licor Carolans, igualmente irlandes e que leva ingredientes semelhantes ao Baileys, acrescido de mel (será que de abelhinhas irlandesas felizes???)
Para essa trufa, a de número 18, eu uso creme de leite fresco, com teor maior de gordura (36 a 40%), em homenagem as vaquinhas irlandesas. Por se tratar de creme fresco, não o aqueço no microondas, uso o fogão porque não pode ferver, só aquecer, ok? Para a finalização, apenas pulverizo as trufas com uma mistura de chocolate em pó, com um toque de canela em pó (mas é porque eu gosto)

Ingredientes:
- 500 g de chocolate ao leite
- 100 ml de creme de leite fresco com alto teor de gordura
- 25 ml de licor Baileys
- 500 g de chocolate ao leite para banhar as trufas.

Modo de Preparo:
- Derreta o chocolate na potência média, por 2 minutos e 45 segundos.
- Dissolva os grumos restantes com a ajuda do fouet.
- Aqueça o creme de leite no fogão mas SEM levantar fervura.
- Adicione o creme de leite ao chocolate derretido até obter uma mistura lisa
- Adicione o Baileys e mexa até integrar tudo
- Deixe a mistura esfriar em temperatura ambiente e depois leve à geladeira até obter o ponto de enrolar
- Faça as bolinhas, banhe-as no chocolate e, por fim, polvilhe com cacau em pó (ou chocolate em pó) com ou sem o toque de canela

Nenhum comentário: