sexta-feira, 13 de maio de 2011

Trufa Tradicional

Iniciando a série 365 receitas de trufas, vamos às básicas e amplamente divulgadas receitas de Trufa Tradicional ou Clássica, nas versões Ao leite, Meio Amargo e Branca.

Vou considerar as três como uma só porque as variações são apenas quanto ao tipo de chocolate utilizado. A escolha da Trufa Tradicional para abrir a série não é por "falta de criatividade", não... é porque são a base que utilizarei para todas as outras variações.


Há algum tempo, eu costumava usar uma parte de chocolate meio amargo junto com o ao leite para "quebrar" um pouco o doce, porém essa era uma escolha pessoal, pois eu gosto muito mais do chocolate amargo. Ultimamente, mudei de idéia, pois quem gosta de chocolate ao leite espera encontrar sua doçura intacta.

Algumas dicas antes de começar:
- organize seu trabalho, inicie separando todos os ingredientes. Use sempre uma balança para esse fim, é uma maneira de garantir resultados constantes, sem surpresas como trufa dura demais ou impossível de enrolar.

- tenho várias tijelas iguais de vidro para microondas e com tampa. Elas lembram um "bowl", o que facilita o manuseio da massa de trufa. Eu as uso sem tampa para derreter o chocolate e depois, com tampa para mantê-la na geladeira até a utilização final.

- gosto de usar um batedor do tipo "fouet" para fazer a mistura do chocolate com o creme de leite, mas é uma escolha pessoal, dá para fazer o mesmo com uma colher ou espátula de silicone, por exemplo.

- geralmente eu faço mais de um sabor de trufa por vez, então compro o creme de leite em caixa longa vida de 1 litro e vou utilizando aos poucos em uma jarra de vidro graduada.

Pronto? Chega de conversa e vamos à receita inicial


Trufa de Chocolate ao Leite

Ingredientes:
- 500 g de chocolate ao leite
- 100 ml de creme de leite UHT
- 25 ml de conhaque (opcional, mas importante para a conservação e durabilidade)
- 500 g de chocolate ao leite para banhar as trufas (medida aproximada)

Modo de preparo
- Derreta o chocolate no microondas em potência média por 2 minutos e 45 segundos. Caso ainda tenha alguns pedaços não derretidos, mexa a mistura com o fouet até que fique lisa.
- Enquanto isso, leve ao microondas a jarrinha com 100 ml de creme de leite e aqueça-o até iniciar fervura. Tenha cuidado ao retirar a jarrinha do microondas: caso tenha aquecido demais e formado uma película sobre o creme de leite, o líquido poderá explodir sobre você!! Aguarde alguns segundos e espere que pare de borbulhar antes de manuseá-lo.
- Despeje o creme de leite quente sobre o chocolate derretido e misture bem com o fouet. Quando a mistura estiver lisa e brilhante, adicione o conhaque e misture novamente.
- Deixe esfriar em temperatura ambiente e depois leve à geladeira para obter a consistência adequada para enrolar as trufas. Geralmente estão prontas para utilização após 3 a 4 horas na geladeira.
- Quando a consistência for adequada, pegue porções de massa de trufa e faça bolinhas, como brigadeiro. Essa quantidade de massa rende, em média, 30 mini-trufas ou 16 grandes.

Leve as bolinhas de volta à geladeira para recuperar a consistência e ficar pronta para o banho de chocolate.
- Para o banho, derreta o chocolate no microondas em potência média por 2 minutos e 45. Termine de dissolver os grumos com o fouet. Despeje o chocolate sobre o mármore e mobilize-o com auxílio de duas espátulas (de plástico, de silicone, de inox, etc). Ao atingir a temperatura adequada, devolva o chocolate para a tijela e proceda ao banho das trufas com auxílio de garfinhos apropriados. Mergulhe uma trufa por vez no chocolate, escorra o excesso e coloque-a para secar sobre papel manteiga. Decore as trufas da maneira que achar melhor: polvilhe as trufas com cacau em pó ou açúcar impalpável, faça arabescos de chocolate derretido ou role-as em raspas finas de chocolate.

Trufa de Chocolate Meio Amargo

Ingredientes:
- 500 g de chocolate meio amargo
- 100 ml de creme de leite UHT
- 25 ml de conhaque
- 500 g de chocolate meio amargo para banhar as trufas (medida aproximada)

Modo de preparo é idêntico ao anterior.

Trufa de Chocolate Branco

Ingredientes:
- 500 g de chocolate branco
- 100 ml de creme de leite UHT
- 25 ml de conhaque
- 500 g de chocolate branco para banhar as trufas (medida aproximada)

Modo de preparo é idêntico ao anterior.

Um comentário:

Unknown disse...

Baixei varias receitas de truffes, estou curiosa para começar, me parecem bem objetivas as receitas. Veronika