terça-feira, 14 de junho de 2011

Trufa Piña Colada

Acho que estou numa fase um tanto etílica, ao menos no quesito criação de novas trufas para o blog. A inspiração para essa trufa veio da saudade dos mares caribenhos - provavelmente um reflexo do meu mau humor com o frio do inverno que resolveu se instalar por aqui - e nada tem mais cara de Caribe do que uma autêntica Pinã Colada. Pesquisando sobre o coquetel, que leva rum, abacaxi, leite de coco e leite condensado, cheguei aqui, um blog interessantíssimo, com muitas informações quanto à sua origem e autoria.

Para a trufa, usei a base de côco e adaptei os demais ingredientes: abacaxi em calda (artesanal, of course, nada de latinhas eca eca) e leite de côco. Falando em leite de côco, eu morria de medo de usá-lo, por medo que azedasse tudo mas depois que fiz a aula com a (ave Cesar!) Simone, do blog Chocolatria, o medo passou, foi embora e nem deixou saudades - tomo cuidado com o prazo de validade, mas descobri que não dá tempo de vencer: a trufa ficou boa demais e acaba rapidinho! Se não me perdi nas contas, essa é a receita número 20!

Ingredientes
- 500 g de chocolate branco
- 100 ml de creme de leite
- 50 ml de leite de côco
- 100 g de côco seco ralado fino
- 100 g de abacaxi, escorrida a calda e picado bem miudo
- 25 ml de rum branco
- 500 g de chocolate branco para banhar as trufas

Modo de Preparo:
- Derreta o chocolate branco no microondas, na potência média, por 2 minutos e 45 segundos.
- Dissolva os grumos restantes com a ajuda do fouet.
- Aqueça o creme de leite no microondas até iniciar fervura.
- Adicione o creme de leite ao chocolate derretido até obter uma mistura lisa
- Acrescente o abacaxi e misture bem.
- Acrescente o coco em flocos e misture bem
- Acrescente o leite de côco
- Adicione o rum e mexa até integrá-lo.
- Deixe a mistura esfriar em temperatura ambiente e depois leve à geladeira até obter o ponto de enrolar
- Faça as bolinhas, banhe no chocolate branco e polvilhe-as com açúcar de confeiteiro. Decore com uma lasquinha de abacaxi glacado e uma fita de coco seco.

Um comentário:

Anônimo disse...

adorei o seu blog, e as suas receitas entao, moro em Aracaju e estou iniciando no ramo de trufas pois estou desempregada e precisando muito tirar um dim dim preciso receber suas receitas por email amiga me passa aeeeee me da uma forcinha meu email é paloma26-max01@hotmail.com se puder me ajudar fico muitooooo agradecida viu pode ser recheios simples, como banana, morango,abacaxi e haaaa por favor qual a validade destas receitas, quero fazer trufas mas nao é bemm a trufa é aquelas feitas com forminhas obrigadaaaaaaaa