segunda-feira, 6 de junho de 2011

Candied Grapefruit

Fiz dieta a minha vida toda e sou quase expert nisso... mas qualquer "programa alimentar" que comece com meio grapefruit no café da manhã é fracasso na certa. É tão amargo que não é possível começar bem um dia encarando-o logo na primeira refeição. 

Por outro lado, o que ele tem de amargo tem também de bonito. Primeiro pelo tamanho, não tem como passar direto ao lado dele. Daí tem a cor, tanto da casca como da polpa. Por isso, é uma fruta que sempre me intrigou.

Na semana passada, eu vi tantos post sobre um tal de yuzu, um limão japones, caro, amargo e que só se encontra no mercado uma vez ao ano, que acabei pesquisando algumas receitas com o ingrediente ilustre.

No meio disso, encontrei uma receita de macaron de yuzu com doce de grapefuit e wasabi - em resumo - algo amargo recheado com outro treco amargo e com um toque especial de um trem ardido, ao meu ver, a verdadeira descrição do inferno, se não fosse por um detalhezinho - receitinha do colega Pierre Hermé!

Com isso, tive que olhar a receita com um pouco mais de carinho e resolvi fazer apenas a parte do doce de grapefruit, por vários motivos, dentre eles, já encerrei a minha cota de tentativas de macaron e O-D-E-I-O wasabi até em sushi!

No final, o tal doce de grapefruit ficou até que bonzinho - amargo, é verdade - porém pretendo usá-lo em breve em alguma das 365 variações de trufas...

Ingredientes
- 1 grapefruit
- 500 ml de água
- 250 g de açucar cristal
- 1 anis estrelado (usei 3 porque adoro)
- 10 grãos de pimenta (não usei,  troquei por 8 cravos)
- 1 vagem de baunilha (também não usei, coloquei tintura de baunilha, uma colher de café)
- 4 colheres (sopa) de suco de limão

Modo de Preparo
- De véspera, corte as extremidades do grapefruit e despreze-as. Fatie o restante, despreze a polpa da fruta e utilize a casca. A casca deve preservar mais ou menos um centímetro da parte branca.
- Afervente as cascas por 2 minutos e depois escorra e lave com água fria. Repita esse processo por três vezes. 
- Leve ao fogo a água com o anis estrelado, os grãos de pimenta (quebrados), a vagem de baunilha (aberta e com sementinhas raspadas) e o suco de limão. Adicione as fatias da casca do grapefruit. Mantenha a panela semi-tampada e cozinhe em fogo baixo por aproximadamente uma hora e meia. Deixe esfriar e leve à geladeira de um dia para o outro.
- No dia seguinte, basta drenar a calda (que fica muito saborosa) e picar as fatias de casca em cubinhos bem pequenos.

Nenhum comentário: